O título da publicação gerou curiosidade? Que bom, a intenção é justamente essa.

Ele foi pensado para quem deseja começar a trabalhar com festa infantil ou já trabalha nessa área. E não faz ideia de como começar um relacionamento com seu cliente, ou estreitar esses laços. O pré-festa é umas das partes mais importantes, pois é onde tudo começa.

Pré-festa? O que significa? De onde veio? Quem inventou? Do que se alimenta? rs

Pré-festa

Preciso começar explicando que o que vou dizer aqui não está baseado em nenhuma pesquisa ou estudo, viu gente? É apenas minha opinião, experiência e a maneira como eu conduzo a relação que crio com os meus clientes e possíveis clientes, afinal, as pessoas que ainda não fecharam suas festas também são super importantes para mim!

Na minha vida pessoal eu sou uma pessoa amorosa. Tento tratar todas as pessoas com carinho, simpatia e cordialidade, afinal, quem não gosta de ser bem “cuidado”, não é mesmo? Então desde o primeiro momento em que recebo uma mensagem na fanpage, e-mail, whatsapp ou Instagram, respondo individualmente, sem textos prontos.

Sim, dá trabalho, mas eu acho que não daria para criar uma resposta pronta para todos quando cada pessoa chega com comentários e dúvidas diferentes e faço questão de respondê-las personalizadamente – caprichei na palavra! – desde o primeiro momento, independente de fecharem ou não. Depois porque eu trato da mesma maneira que gostaria de ser tratada, é via de mão dupla.

Atendimento personalizado é a palavra chave de todo o processo!

Já nesse primeiro contato tento não criar nenhuma dificuldade para enviar a proposta, mesmo que as mensagens cheguem com lacunas importantes como data, local, horário, etc, não complico a vida do meu – futuro – cliente, eu envio e pronto. Fico aflita quando entro em contato com um fornecedor e ele me bombardeia de perguntas ao invés de mandar o mais interessante, o – temido – orçamento, até desanima quando enrolam muito.

Um detalhe que acho bem bacana para quem quer estar por dentro de como anda sua imagem e desempenho nas redes sociais é perguntar como foi que aquela pessoa te encontrou e registrar essa informação para continuar investindo ou para melhorar o relacionamento em algumas delas. Hoje o meu canal comunicação principal é Instagram, depois o Facebook e claro, o lindo site que vocês estão visitando agora e faço questão de saber como foi que chegaram até um deles.

Por último, mas não menos importante, eu me coloco à disposição para que falem comigo e quando digo falar, é falar mesmo, disponibilizo meu telefone para que aquela pessoa possa entrar em contato comigo. Acredito que não tem nada melhor do que um bom bate papo para aproximar as pessoas.

Pré-festa

Se o cliente fechar – e é para isso que trabalhamos!! -, mantenho esse bom relacionamento durante as semanas e os meses em que estivermos juntos. Por opção, tento responder independente do horário ou dia da semana, especialmente se a festa estiver próxima e procuro estar atenta a tudo o que for importante para ele, e acho que tudo isso ajuda a passar segurança, principalmente se estivermos fazendo uma primeira festa.

Por sorte, minha maneira de trabalhar acabou me presenteando com clientes que tornaram-se amigos e são extremamente especiais para mim!! <3

Pré-festa

Até agora nós falamos das pessoas que estão chegando, mas e aquelas pessoas que já trabalharam conosco em festas anteriores? Essa parte do pré-festa também é bem importante porque se você não manteve contato com aquela família depois da festa, é bom lembrá-la o quanto é especial para você. Acho até que podemos inventar uma palavra nova aqui e criar o Re Pre-festa! rs

Como fazer isso? Escreva um e-mail simpático para lembrá-los de que meses atrás vocês estavam vivendo um dia super especial juntos e que essa data está se aproximando novamente. Tenho certeza de que além de lembrá-los de que adoraria fazer parte disso mais uma vez, eles ficarão felizes em saber que se importa.

Existem várias outras maneiras de fazer esse contato, você só precisa descobrir qual combina mais com o seu estilo e o da sua empresa. Só tenha em mente que cada cliente é único e que a vida com um pouco de bossa, bom humor e alegria é o que faz valer a pena, então abuse da sua criatividade para decidir como fazer!

Espero que tenham curtido a publicação, quem sabe podemos falar sobre como eu me preparo para conhecer as famílias pela primeira vez, o que acham? Se é verdade que a primeira impressão é a que fica, quero deixar a melhor de todas!

Comentem aqui o que acham dessa ideia? Que outros assuntos gostariam de ler por aqui? Espero ansiosa pelas mensagens de você.

Beijos e até a próxima,

Lu.